domingo, 6 de março de 2011

DETECTOR DE RADAR COMO INSTRUMENTO DE REEDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Em matéria publicada no CINFORM ONLINE, de 09/02/2011 às 12:52, a jornalista e cerimonialista Daisy Monte norteada pelo aumento do número de radares instalados na capital sergipana, faz algumas considerações à respeito da temática O TRÂNSITO E A  EDUCAÇÃO, conforme segue:


DO QUESTIONAMENTO: "Realmente o porquê das instalações de aparelhos eletrônicos, placas de sinalização e obstáculos que estão sendo instalados, não compete à população, especificamente os aracajuanos, mas sim, o para quê eles servem e o que vão gerar de produtivo para o cidadão".

DETECTOR DE RADAR COMO INSTRUMENTO DE REEDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: "Na gaveta dos objetos inúteis em Aracaju tenho um aparelho Lince GPS Modelo 1- Robotron, adquirido em Brasília, frente a uma reciclagem para dirigir numa cidade onde o trânsito é civilizado, e vivia sob o processo de educação no trânsito - iniciado na gestão Cristovam Buarque com o projeto ‘Paz no Trânsito. Fui ao DETRAN-DF e pedi uma orientação para me adaptar aos novos hábitos. Imediatamente me indicaram o aparelho citado. Era o mais preciso processo de reeducação para o trânsito. Baixo custo, do formato de um celular é ligado ao acendedor de cigarros e anuncia a cada 100m o radar, ou qualquer outro obstáculo [...] O tal aparelho foi comprado numa concessionária de automóveis e veio acompanhado da autorização do órgão fiscalizador para instalação imediata. Logo me acostumei a ouvir o sinal de alerta e eduquei-me a andar em baixa velocidade. Nas superquadras a velocidade é 40 km, nas ‘L’ sul e norte, 60 km e por aí vai. Aprendi a parar para os pedestres e que marcha ré, tem prioridade. Nunca fui multada. Isso sim é Educação para o Trânsito".

EM ARACAJU, O APARELHO É DESCONHECIDO PELO ÓRGÃO MÁXIMO EXECUTIVO DE TRÂNSITO DO ESTADO: "No retorno a minha cidade Aracaju, levei o aparelho ao DETRAN-SE e ninguém o conhecia! Nem tampouco se interessou! Aliás, disseram-me que se me pegassem usando-o, eu seria multada! Entrei no site do fabricante e obtive a resposta que Sergipe nunca procurou integrar o projeto! Meu Lince está mapeado, sem Aracaju! É preciso mapear a cidade onde vai ser usado". 

CONCLUSAO: "Hoje, todas as capitais que se preocupam com o trânsito estão inseridas no item Educação do Condutor, a exemplo: DF: capital e 11 cidades satélites; GO: capital e dois municípios; SP: capital, sete municípios e Grande SP; PR: capital e quatro municípios; SC: capital e cinco municípios; PE: capital e dois municípios; RJ: capital e 15 municípios; MG: capital e um município; Ceará: a capital. E Sergipe de fora. Ainda usa e aplica as medidas de 1930, quando foram criadas as placas de sinalização! Cadê a Educação no Trânsito? Multar é punição. A população espera que o órgão competente se enquadre nos padrões de qualidade do resto país e respeite o cidadão, educando-o. Isso sim é o para que da questão. Em tempo: o Lince GPS não é anti-radar porque não capta sinal de radar nem impede a medição de velocidade real do veículo. O Lince é legal! Está em conformidade com as leis de trânsito (Resolução 242 do CONTRAN). É produto da indústria nacional! http://www.lincegps.com.br/".
Fonte: Disponível em Cinforme Online:  http://www.cinform.com.br/blog/daisymonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário