RADARES, FOTOS SENSORES E LOMBADAS de Aracaju
Existem implantados em Aracaju diversos equipamentos em vários locais, em operação 24 horas ininterruptamente. COMO FUNCIONA?????
O funcionamento dos equipamentos é baseado na alteração do campo magnético de laços indutivos implantados no pavimento asfáltico. Em cada faixa de rolamento é utilizado um circuito independente e a velocidade dos veículos é calculada entre os laços.
A infração é registrada por uma filmadora, acoplada a um microcomputador, onde é gravada a imagem digitalizada do veículo detectado acima da velocidade permitida.
VIAS FISCALIZADAS COM RADARES:
Ponto | Localização | Sentido da Via | Vel. da via (km/h) |
01 | Av. Beira Mar (Prox. ao Palácio de Veraneio) | N/S | 60 |
02 | Av. Beira Mar (Prox. ao Palácio de Veraneio) | S/N | 60 |
03 | Av. Beira Mar (Prox. à Embrapa) | N/S | 60 |
04 | Av. Beira Mar (Prox. à Embrapa) | S/N | 60 |
05 | Av. Beira Mar (Prox. ao Iate Clube) | S/N | 60 |
06 | Av. Beira Mar (Prox. ao Iate Clube) | N/S | 60 |
07 | Av. Beira Mar (Calçadão da 13 de Julho, oposto ao nº 1312) | S/N | 60 |
08 | Av. Beira Mar (Parque dos Cajueiros) | N/S | 60 |
09 | Av. Beira Mar (Parque dos Cajueiros) | S/N | 60 |
10 | Av. Tancredo Neves - Inácio Barbosa | L/O | 60 |
11 | Av. Tancredo Neves - Inácio Barbosa | O/L | 60 |
12 | Av. Tancredo Neves (Prox. à Petrobrás) | N/S | 60 |
13 | Av. Tancredo Neves (Prox. à Petrobrás) | S/N | 60 |
14 | Av. Tancredo Neves (Prox. ao Tribunal de Contas) | N/S | 60 |
15 | Av. Tancredo Neves (Prox. ao Tribunal de Contas) | S/N | 60 |
16 | Av. Heráclito Rolemberg (Prox. ao G. Barbosa) | L/O | 60 |
17 | Av. Heráclito Rolemberg (Prox. ao G. Barbosa) | O/L | 60 |
18 | Av. Heráclito Rolemberg (Prox. a Casa da Telha) | L/O | 60 |
19 | Av. Heráclito Rolemberg (Prox. a Casa da Telha) | O/L | 60 |
20 | Av. José da Silva Ribeiro Filho (Prox. a antiga Penitenciária) | O/L | 60 |
21 | Av. José da Silva Ribeiro Filho (Prox. a antiga Penitenciária) | L/O | 60 |
22 | Av. Marechal Rondon (Prox. ao Cond. Vila Vitória) | O/L | 60 |
23 | Av. Iolanda Pinto de Jesus (Prox. ao Colégio do Salvador) | S/N | 60 |
24 | Av. Iolanda Pinto de Jesus (Prox. ao Colégio do Salvador) | N/S | 60 |
25 | Av. Delmiro Gouveia (Próx. à Escolinha de Futebol) | N/S | 60 |
26 | Av. Delmiro Gouveia (Próx. à Escolinha de Futebol) | S/N | 60 |
27 | Av. Delmiro Gouveia (Próx. Urgências Médicas) | N/S | 60 |
28 | Av. Delmiro Gouveia (Próx. Urgências Médicas) | S/N | 60 |
29 | Av. Augusto Franco (Próx. Cond. Morada das Mangueiras) | S/N | 60 |
30 | Av. Augusto Franco (Próx. Cond. Morada das Mangueiras) | N/S | 60 |
31 | Av. Augusto Franco (Próx. Shopping Design) | S/N | 60 |
32 | Av. Augusto Franco (Próx. Shopping Design) | N/S | 60 |
33 | Av. José Conrado de Araújo - Cond. Vila Poesia | S/N | 60 |
34 | Av. Matadouro (em frente ao nº 808) | L/O | 40 |
35 | Av. Santos Dumont (Em frente à Cantina D'Itália) | N/S | 40 |
36 | Av. Santos Dumont (Em frente à Cantina D'Itália) | S/N | 40 |
37 | Av. Santos Dumont - Passarela do Caranguejo | N/S | 40 |
38 | Av. Santos Dumont - Passarela do Caranguejo | S/N | 40 |
39 | Av. Juscelino Kubitscheck (Prox. ao Cond. Visc. de Maracaju) | L/O | 60 |
40 | Av. Juscelino Kubitscheck - Prox. Rua Gumercindo Bessa | N/S | 40 |
- VELOCIDADE MÁXIMA
Os equipamentos de fiscalização eletrônica, tipo RADAR, em Aracaju estão instalados em vias cujas características físicas e/ou operacionais as enquadram na classificação de "VIAS ARTERIAIS" do Código de Trânsito Brasileiro, com velocidade máxima permitida de 60 km/h (CTB - Capítulo III, Art.60 e Art.61).
Portanto, a partir deste limite de velocidade - 60 km/h (e até 20% superior a este limite) -, os veículos são autuados em INFRAÇÃO GRAVE e em INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA para velocidade superior.
Observamos que aos limites do CTB acima citados ainda são acrescidos 10% da velocidade ou 7km/h ( o maior valor), em função do percentual de erro admissível do equipamento.
- LIMITES DE VELOCIDADE
A aplicação das penalidades aos motoristas infratores, cuja infração - tipo excesso de velocidade - foi comprovada por equipamentos eletrônicos, está definida no Capítulo XV do Código de Trânsito Brasileiro, a seguir transcrito (parcialmente):
"Art. 218 . Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil:
I - em rodovias, vias de trânsito rápido e vias arteriais:
a) quando a velocidade for superior à máxima em até vinte por cento:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
(Multa = 120 Ufirs / infração Grave = 5 pontos)
b) quando a velocidade for superior à máxima em mais de vinte por cento:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa (três vezes) e suspensão do direito de dirigir;
(Multa = 180 Ufirs x 3 = 540 Ufirs / Infração Gravíssima = 7 pontos)
II - demais vias:
a) quando a velocidade for superior à máxima em até cinquenta por cento:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
b) quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50% (cinquenta por cento):
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa (três vezes) e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa : recolhimento do documento de habilitação.
LOMBADAS ELETRONICAS
- VELOCIDADE MÁXIMA
As lombadas eletrônicas estão implantados em trechos de vias, cuja velocidade deve obedecer a um limite máximo de 40 km/h, independente da classificação do tipo da via.
Isto porque estes equipamentos são implantados com o objetivo de reduzir a velocidade nas proximidades de escolas, hospitais e em locais de grande demanda de travessia de pedestres, mesmo em vias cuja velocidade operacional global é mais alta que este limite - como vias arteriais, por exemplo. Assim, a lombada eletrônica garante a redução da velocidade no trecho determinado, a favor da segurança.
Portanto, a partir deste limite de velocidade - 40 km/h ( e até 50% superior a este limite)-, os veículos são autuados em INFRAÇÃO GRAVE e em INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA, para velocidade superior.
Os limites do CTB acima citados ainda são acrescidos 10% da velocidade ou 7km/h ( o maior valor), em função do percentual de erro admissível do equipamento. COMO FUNCIONA:
O funcionamento das lombadas eletrônicas é o mesmo dos radares, ou seja, medição da velocidade pela alteração do campo magnético entre os laços do pavimento. Nas lombadas eletrônicas, temos ainda o componente visual que informa ao motorista a sua velocidade após transpor os laços instalados no pavimento asfáltico.A imagem do veículo infrator é registrada por uma máquina fotográfica, também acoplada a um microcomputador.
COMO FUNCIONA???
O princípio de funcionamento dos equipamentos também é baseado na alteração do campo magnético de laços indutivos implantados no pavimento asfáltico.
O sistema é constituído por dois sensores independentes, sendo que o primeiro detecta a parada sobre a faixa destinada a travessia de pedestres - ativado após 8 segundos da informação luminosa do semáforo estar no vermelho. O segundo sensor destina-se ao avanço do sinal vermelho, onde o veículo somente é detectado quando a informação luminosa na cor vermelha estiver acesa a mais de 1 segundo e o veículo transpor totalmente os laços.
Os equipamentos estão associados a controladores semafóricos eletrônicos de última geração, onde o tempo mínimo para a fase amarela é de 3 segundos.
FOTOSSENSSOR - AVANÇO AO SINAL VERMELHO DO SEMÁFORO E PARADA SOBRE A FAIXA DE PEDESTRES:
O Capítulo XV, Art. 183 do Código de Trânsito Brasileiro classifica como infração média (Penalidade = Multa) a "parada do veículo sobre a faixa de pedestres na mudança do sinal luminoso" e em seu Art.208 classifica como infração gravíssima (Penalidade = Multa) o "avanço ao sinal vermelho do semáforo...", penalidades essas aplicadas na detecção eletrônica destes tipos de infrações.
VIAS FISCALIZADAS COM FOTOSENSOR
Ponto | Localização | Sentido da Via | Vel. da via (km/h) | | | | | | |
1 | *Rotatória Atalaia (Em frente ao Terminal da Atalaia) | O/L | 60 | | | | | | |
2 | *Rotatória Atalaia (Em frente ao Terminal da Atalaia) | L/O | 60 | | | | | | |
3 | *Av. Antônio Alves x Av. Heráclito Rollemberg | S/N | 60 | | | | | | |
4 | *Av. Murilo Dantas x Av. Beira Mar | O/L | 60 | | | | | | |
5 | *Av. Beira Mar x Av. Murilo Dantas | S/N | 60 | | | | | | |
6 | *Av. Beira Mar x Av. Dep. Sílvio Teixeira | S/N | 60 | | | | | | |
7 | *Av. Beira Mar x Rótula do Caju | N/S | 60 | | | | | | |
8 | *Av. Beira Mar x Rótula do Caju | S/N | 60 | | | | | | |
9 | *Av. Beira Mar x Av. Francisco Porto | N/S | 60 | | | | | | |
10 | *Av. Beira Mar x Av. Anízio Azevedo | S/N | 60 | | | | | | |
11 | *Av. Beira Mar x Av. Paulo Silva | N/S | 60 | | | | | | |
12 | *Av. Beira Mar x Av. Paulo Silva | S/N | 60 | | | | | | |
13 | *Av. Tancredo Neves x Av. Beira Mar | O/L | 60 | | | | | | |
14 | *Av. Tancredo Neves x Av. Iolanda Pinto de Jesus | L/O | 60 | | | | | | |
15 | *Av. Tancredo Neves x Av. José Olino de Lima Neto | N/S | 60 | | | | | | |
16 | *Av. Tancredo Neves (Rodoviária) | S/N | 60 | | | | | | |
17 | *Av. Tancredo Neves (Rodoviária) | N/S | 60 | | | | | | |
18 | *Av. Santa Gleide x Av. Alcides Fontes | O/L | 60 | | | | | | |
19 | *Av. Santa Gleide x Av. Alcides Fontes | S/N | 60 | | | | | | |
20 | *Av. Maranhão x Av. Euclides Figueiredo | L/O | 60 | | | | | | |
21 | *Av. Maranhão x Av. Roberto Moraes | L/O | 60 | | | | | | |
22 | *Av. Desembargador Maynard x Av. Augusto Franco | L/O | 60 | | | | | | |
23 | *Av. Desembargador Maynard x Av. Gentil Tavares | O/L | 60 | | | | | | |
24 | *Rua Mariano Salmeron x Rua Acre | O/L | 60 | | | | | | |
25 | *Rua Mariano Salmeron x Rua Bahia | O/L | 60 | | | | | | |
26 | *Rua Maximiliano G. de Oliveira x Rua Acre | L/O | 60 | | | | | | |
27 | *Rua São Cristovão x Av. Gentil Tavares | L/O | 60 | | | | | | |
28 | *Rua São Cristovão x Av. Augusto Franco | L/O | 60 | | | | | | |
29 | *Rua Acre x Av. José da Silva Ribeiro Filho | O/L | 60 | | | | | | |
30 | *Av. Adélia Franco x Av. Marieta Leite | N/S | 60 | | | | | | |
31 | *Av. Adélia Franco x Av. Marieta Leite | S/N | 60 | | | | | | |
32 | *Av. Hermes Fontes x Av. Barão de Maruim | S/N | 60 | | | | | | |
33 | *Av. Hermes Fontes x Praça Ávio Seixas Brito | N/S | 60 | | | | | | |
34 | *Av. Acrísio Cruz x Rua Euclides Paes Mendonça | S/N | 60 | | | | | | |
35 | *Av. Francisco Porto x Av. Pedro Paes Azevedo | O/L | 60 | | | | | | |
36 | Av. Gonçalo R. Leite x Rua Rafael de Aguiar | L/O | 60 | | | | | | |
37 | *Av. Augusto Maynard x Rua Itabaiana | L/O | 40 | | | | | | |
38 | *Av. João Ribeiro x Av. Simeão Sobral | N/S | 60 | | | | | | |
39 | *Av. João Ribeiro x Av. Simeão Sobral | S/N | 60 | | | | | | |
40 | *Av. Mário Jorge Menezes Vieira x Rua Urbano Neto | N/S | 60 | | | | | | |