domingo, 12 de junho de 2011

Pesquisa mostra que 50% dos traumas atendidos no HUSE são causados por acidentes de trânsito.


A pesquisa intitulada 'Centro de Trauma: impacto na passagem do plantão' foi desenvolvida entre set/2006 e jun/2007, por um grupo de médicos residentes em cirurgia geral no HUSE.

Participaram da pesquisa 384 pacientes e dentre os resultados obtidos destacam-se:

a) Do total de pessoas atendidas pelo Centro de Trauma da unidade hospitalar, 50% são vítimas de acidentes de trânsito e apresentam traumatismo crânio-encefálico, 88,8% são do sexo masculino e 81,2% têm até 40 anos;

b) As vítimas mais freqüentes de acidentes são motociclistas sem capacete; e

c) A cada 10 quilômetros de redução da velocidade, diminui em 10% a mortalidade por trauma. :(Disponível em: http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=63472&titulo=saude. Acesso em 12 jun 2011).



Foto: atardeonline.com.br

Reordenamento do trânsito na rótula do Bairro São Conrado

Fonte: AAN

A partir desta segunda-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), vai restringir a circulação de veículos que saem dos núcleos habitacionais do São Conrado e se dirigem ao centro da cidade.
Ao se deslocar do bairro São Conrado pela avenida Heráclito Rollemberg, os condutores terão que se dirigir até a rótula do conjunto Orlando Dantas.
A medida pontual será adotada nos horários de pico, isto é, das 6h30 às 8h30. O objetivo da SMTT é garantir maior fluidez no trânsito e segurança aos condutores de veículos.
Fonte: AAN

quarta-feira, 8 de junho de 2011

MINISTÉRIO PÚBLICO DO CEARÁ OBRIGA MUNICÍPIO A FISCALIZAR TRÂNSITO

Município de Taúa colocou agentes concursados para fiscalizar o trânsito. Decisão tem base em ação civil pública do Ministério Público do Ceará.


Foto: http://www.taua.ce.gov.br/visaoaerea
O município de Tauá, na região da Ibiapaba no Ceará, começou, a fiscalizar o trânsito esta semana por determinação do Ministério Público estadual. Agentes municipais concursados passaram por treinamento com servidores do Detran-CE. A medida é uma tentativa de reduzir o número de acidentes de trânsito no interior do Estado.
A decisão de municipalizar a fiscalização veio após dois anos de batalha judicial, aberta pela promotoria pública do estado contra o município. A ação consistia em implantar sinalização, educação, estatística e fiscalização do trânsito. A municipalização do trânsito nos municípios em todo o país é lei federal desde 1997.
Leonardo Heffer Do G1 CE
Edição do dia 04/06/2011

De acordo com o Diretor do SINDATTRAN/BA, Vagnelson Ribeiro, o Art.8º do CTB fala sobre a obrigatoriedade da municipalização, em que diz: Os estados, o distrito federal e os municípios “organizarão” os respectivos órgãos e entidades executivos de trânsito.... Ou seja, não diz “poderão organizar” que é totalmente diferente juridicamente, e com a integração do município ao SNT, ele é obrigado a assumir nó mínimo 21 (vinte e uma) atribuições, como versa o Art. 24º assumindo a responsabilidade pelo planejamento, projeto, operação e  fiscalização, tanto no perímetro urbano quanto nas estradas municipais. A Prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação para o trânsito.
Porém caso o município não tenha interesse em municipalizar o trânsito, poderá acontecer isso aí, que foi relato acima na matéria, e também poderá ser penalizado caso um condutor de um veículo, por exemplo, vier a sofrer um acidente, por falta de sinalização, ou má condições da pista etc. Esse cidadão poderá entra na justiça, para ser indenizado, uma vez que o município é omisso a uma lei federal, 9.503/97 onde especificamente trata desta questão no seu Art.1º § 2º O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito. § 3º Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Respondendo às críticas: Indústria de Multas em Lagarto.

Foto: Portal Lagartense

Meus parabéns aos nobres colegas agentes de trânsito de Lagarto, os quais com bravura e honradez têm desempenhado suas funções neste município. 


Entende-se que um trânsito organizado contribui para a redução de acidentes e melhoria da qualidade de vida da população. Quanto a isso, não se pode negar! 

Com um trânsito organizado e mais humano, hoje, Lagarto é outra cidade, coisa que é difícil de encontrar em algumas pequenas, médias e até grandes cidades brasileiras.

Penso que se há multas é porque temos muitos infratores, logo, se o condutor andar certo a quantidade de multas irá diminuir e se os gestores e  "políticos" pararem de contribuir para a impunidade no trânsito,  com pedidos de cancelamento de multas e sua efetivação, por exemplo, o povo irá se educar. 

Abraços.  

domingo, 5 de junho de 2011

Mais uma morte por acidente motociclístico em São Cristóvão!

Fonte: postagem retirada do blog coisasdesaocristovao

Nesta manhã deste domingo (05/06/11),um motociclista perdeu o controle da motocicleta, bateu no poste e veio a óbito.Sem usar capacete de proteção, mostra-se o descuido com a segurança ao pilotar estes veículos. Mais uma vida ceifada, mais uma família que neste momento esta sofrendo.O acidente foi no cruzamento dos pintos com subida do Alto.



sexta-feira, 3 de junho de 2011

AGENTES DE TRÂNSITO DE CAETITÉ E GUANAMBI SE REÚNEM COM DEPUTADO PARA TRATAR SOBRE O PRONASCI

Estiveram reunidos no dia 20 de maio de 2011, em Caetité, sudoeste da Bahia, cidade onde reside o Diretor do SINDATRAN-BA, Vagnelson Ribeiro, os agentes de trânsito de Caetité e Guanambi e o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), para tratarmos do projeto de sua autoria o PL 7410/2010 PRONASCI.
Na fala do Diretor, Vagnelson, ele cobrou uma postura mais firme do deputado Daniel, para que a o PL 7.410 fosse levada para pauta na comissão de trabalho, administração e serviços públicos (CTASP), onde o deputado também é membro, e o projeto tramita. Citou também sobre a PEC 495 Piso Salarial para os Agentes de Trânsito, onde solicitou do deputado novamente o desarquivamento da mesma. (A PEC se encontra atualmente arquivada, por que, o deputado autor da mesma, Armando Abílio (PTB-PB), perdeu a eleição) e por fim pediu para que não fosse contra o PL 3624/2008 porte de arma para os agentes de trânsito, uma vez que o deputado é a favor do desarmamento no Brasil. Vagnelson ainda Citou casos de agentes de trânsitos que foram mortos e agredidos em serviços.
Na fala do agente Dílson de Guanambi disse que a contemplação do PRONSCI, para os agentes de trânsito, é uma justiça para com nossa categoria, uma vez que fazemos parte da segurança pública, como versa a CBO, do ministério do trabalho e emprego
Na fala do deputado, disse que, o problema maior que tem travado nosso PL 7.410 e tantos outros que diz respeito a servidor, e gastos públicos, é que a presidenta Dilma realizou cortes no orçamento, e qualquer projeto que venha a gerar despesas para o governo está encontrando dificuldade de passar, e não é diferente com o PRONASCI, e disse ainda que o PL 7.410 , está pronto para ser votado, no entanto quem apresenta a pauta de votação do dia é o presidente da comissão, Silvio Costa (PTB-PE), o que não tem interesse político para tal.
Quanto ao porte de arma, ele disse que, inúmeras categorias têm reivindicado o porte, inclusive servidores dos correios, ele vê com muita cautela o porte de arma para civis, porém de todas as categorias que tem cobrado o porte, os agentes é a categoria que mais está exposta a risco de vida.
E Sobre a PEC 495/2010, disse que ele verá a possibilidade de desarquivar, porém tudo que de trata de gasto até o final deste semestre dificilmente irá para frente.
Disse que nossa categoria deveria já ter sido reconhecido constitucionalmente como da segurança pública bem como está dentro lá lei do PRONSACI, assim corrigindo esse erro grosseiro com nossa categoria.
Por fim ele conclamou a todos os agentes de trânsito do Brasil para uma mobilização em Brasília, igualmente fizeram os agentes comunitários, e tiveram resultados positivos, para que assim possamos pressionar o presidente e todos os membros das comissões a colocar em pauta e votarem o PL 7410/2010.
Ainda nesta reunião esteve presente também o prefeito municipal de Caetité José barreira, o qual foi cobrado pelo diretor Vagnelson, quanto ao pedido de insalubridade que ele tinha protocolado na prefeitura no mês anterior. O prefeito disse que tem enfrentado dificuldades financeiras na administração, e que é uma gratificação mais do que justa para nossa categoria, e concorda totalmente com a gratificação para os servidores.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quebrando a rotina com um pouco de humor!

DENATRAN OFERECERÁ CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Foto: DENATRAN

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) desenvolve, desde 2005, o Projeto Capacitação de Profissionais de Trânsito. Desde então, já foram capacitados em cursos presenciais 23.761 (vinte e três mil e setecentos e sessenta e um) profissionais que atuam nos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Como pode ser verificado, o referido projeto tem obtido grande êxito junto ao público-alvo. Para se ter ideia, em 2008, foram mais de 5.000 profissionais capacitados. Dos 921 municípios integrados ao SNT, participaram representantes de 567 municípios, perfazendo 61,5% do total integrado. Em 2009 foram mais de 6.000 profissionais capacitados, representantes de 549 dos 927 municípios integrados ao SNT, perfazendo 59,2% do total integrado.
Entretanto, apesar dos esforços empreendidos para realizar os cursos, é praticamente impossível atender a demanda atual dos 1.063 (um mil e sessenta e três) municípios integrados ao SNT. Isso porque este número tende a crescer, uma vez que a cada ano, em média, 74 municípios integram-se ao SNT.
Além disso, o Brasil possui dimensões continentais, dificultando o acesso aos municípios mais distantes. Portanto, é com grande entusiasmo que o Denatran dá início aos seus primeiros cursos a distância na Escola Virtual Denatran.
Serão oferecidos nesta primeira fase de amadurecimento da Escola dois cursos: Legislação de Trânsito e Gestão de Trânsito.
O curso Legislação de Trânsito será ofertado com um número de vagas limitado, 300 (trezentas) vagas, pois será um curso com tutoria, demandando um trabalho mais próximo aos participantes. No ambiente online o tutor é um mediador da aprendizagem, faz isso incentivando os alunos a explorarem o material a ser utilizado, mais profundamente, além de sanar possíveis dúvidas e mediar discussões. Este curso terá duração de seis semanas, perfazendo um total de 60h/a.
Se você quiser participar do curso Legislação de Trânsito faça suainscrição aqui.
Já o curso Gestão de Trânsito será um curso sem tutoria, com vagas ilimitadas. Este curso estará aberto permanentemente na Escola Virtual Denatran. Em breve disponibilizaremos o link para inscrição neste curso.
Fonte: DENATRAN; transitoemfococte.blogspot.com