terça-feira, 30 de novembro de 2010

Violência e Desenvolvimento Sustentável

Zotti (2008) em seu artigo intitulado "Violência e Desenvolvimento Sustentável: o papel da universidade" indica, que a humanidade estava conduzindo o planeta a um caminho sem volta e, juntamente, com o meio ambiente as relações interpessoais e sociais se degradaram (...) acabando por produzir uma sequência de fenômenos que não só favoreceram o comportamento violento, como proporcionaram a sua manutenção na sociedade. Desse modo, dentre os fatores promotores da violência, destacam-se: baixo nível educacional, uso de drogas ou álcool e problemas neuropsiquiátricos são exemplos de fatores individuais e familiares. Como fatores sociais, a pobreza e a grande desigualdade de renda são os mais importantes. Porém, o comportamento violento é, acima de tudo, cultural, envolvendo um conjunto de representações e de práticas afirmadas por um leque diversificado de atores sociais, e expressa os valores dos indivíduos e das instituições sociais, como o Estado, as famílias, as igrejas, as empresas e os meios de comunicação. Em crianças, o comportamento violento começa a ser aprendido no ambiente doméstico, por meio de modelos familiares, em que a autoridade é exercida pela violência e os filhos são vistos como propriedades dos pais.Assim, é necessária a construção de contra-argumentações que, no jogo político e ideológico, possam tornar “senso comum” os discursos do movimento pela infância sobre a violência contra a criança e o adolescente (UNICEF, 2005).

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vamos à luta

Em resposta ao acessor de comunicação do Sindatran/BA, Cássio fez a seguinte reflexão: "Conversei esses dias com alguns colegas sobre esses projetos (364/2008 e 7.410/2010) e disse que precisamos montar uma força tarefa à nível nacional no sentido de pressionar os nobres deputados federais para que esses projetos sejam aprovados. Precisamos pensar em uma mobilização nacional entre os agentes de trânsito: montarmos caravanas rumo a Câmara Federal (Brasília) e entregar em mãos o nosso pedido de apoio e/ou participar de uma seção plenária. Se não fizermos isso, penso que não conseguiremos avançar muito! Poderíamos ter caravanas dos diversos estados da federação, Sergipe, Bahia, Alagoas... enfim, os estados que não conseguissem montar a sua caravana poderia se juntar aos colegas dos estados vizinhos e embarcar nesse projeto. Vamos marcar uma data e se a maioria concordar, executaremos essa idéia.

Lembrem-se que os agentes de saúde avançaram porque se mobilizaram nacionalmente e por vezes se fizeram presentes nas plenárias da câmara federal. Precisamos fazer o mesmo. E mais, embora ainda não tenhamos um órgão de representação nacional, precisamos agir como se assim tivéssemos.

Vamos pensar nisso e agir rápido, pois o tempo está passando e não podemos ficar de braços cruzados esperando essa aprovação! Temos que ir a luta!

Cássio Roberto C. de Menezes
Agente de Trânsito - SMTT
São Cristóvão/SE

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Projeto Lei nº 7.410/2010

O PROJETO DE LEI N.º 7.410/2010, de autoria do Deputado Federal Daniel Almeida - PCdoB/BA, altera o § 9º do art. 8º-E, da Lei nº 11.530, de 24 de outubro de 2007, para incluir os agentes de trânsito entre os beneficiários do programa Bolsa-Formação do PRONASCI.

Porte de Arma

De acordo com o agente de trânsito Vagnelson Ribeiro, acessor de comunicação do SINDATRAN/BA, o PL 362/2008 entrará em pauta para discussão e votação hoje, 17 de novembro às 14:00h. O PL 3624/2008 (porte de arma para agente de trânsito) foi retirado de pauta na última quarta por falta de quorum.
veja a pauta do dia:
GRATO!
Vagnelson Ribeiro
Agente de Trânsito em Caetité-Bahia

terça-feira, 16 de novembro de 2010

7º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida e 3º Internacional

congresso

O 7º CONGRESSO BRASILEIRO DE TRÂNSITO E VIDA, bem como o 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRÂNSITO E VIDA será realizado no período de 05 a 07 de outubro de 2011, na Cidade de Natal/RN. Os objetivos desse evento é o de reunir pessoas interessadas na realização do trânsito seguro, disseminar informações e fomentar novos conhecimentos, como ferramentas indispensáveis à realização de “ações de segurança no trânsito”. O prazo para o envio e recebimento dos trablhos será até o dia 16 de janeiro de 2011. Então, vamos parar um pouco e produzir trabalhos que possam contribuir, de fato, com a temática do evento e, consequentemente, ampliar a discussão em prol de um trânsito mais seguro e humanizado.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Carta de Adesão

No dia 07 de novembro do corrente ano, com o incentivo do Sindicatos dos Agentes de Trânsito da Bahia, encaminhamos aos Deputados Sergipanos(iranbarbosa@iranbarbosa.com.br, dep.iranbarbosa@camara.gov.br, dep.jacksonbarreto@camara.gov.br, dep.albanofranco@camara.gov.br,
dep.jeronimoreis@camara.gov.br, dep.josecarlosmachado@camara.gov.br, dep.mendoncaprado@camara.gov.br,
dep.eduardoamorim@camara.gov.br, dep.valadaresfilho@camara.gov.br)
um pedido de adesão com o seguinte teor: "Com o objetivo de unir esforços para a provação do
PL 7410/2010, que inclui os agentes de trânsito no Pronasci - Programa Nacional de Segurança Pública e da
PEC-495/2010 que prevê a mesma remuneração para todos os servidores públicos do País que atuam como agentes de trânsito - na aplicação de multas, no policiamento ostensivo em rodovias e na sistematização das condições de tráfego de veículos, e do PL 3624/08 que dá aos agentes de fiscalização de trânsito o direito ao porte de arma, atualmente tramitando na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos deputados, criamos esta página dentro do nosso espaço, nela postaremos textos com fotos e contatos dos parlamentares a favor desses projetos. A forma de publicação será, o deputado e ou candidato a deputado federal envia e-mail e ou carta assumindo o compromisso de apoiar os dois PL's e a PEC ou somente um deles ou o que achar conveniente com seus princípios, até porque não podemos e nem devemos obrigar as pessoas a apoiarem tudo, e nós publicamos no espaço, com foto e os contatos do mesmo e uma pequena biografia, enviada por ele é claro, encaminharemos para todos os nossos colegas do Brasil e manteremos todos atualizados a cada adesão. Esperamos contar com o apoio de todos em relação a idéia, procurem os deputados federais e candidatos de sua cidade, região e ou estado e fale com ele, por e-mail, telefone etc., explique a proposta e se ele aceitar, nos envie sua carta de adesão ao projeto". (Valério Bonfim). A carta pode ser encaminha para cassiosmtt@gmail.com. No caso de Sergipe, em curto prazo estaremos criando um blog para que as adesões tenham ampla divulgação.
O blog já foi criado!!! http://sergipeemtransito.blogspot.com/. Acessem. No entanto os nobres Deputados Federais, sergipanos, ainda não se pronunciaram à respeito da sua adesão ao projeto. Estamos aguardando!!!

Cássio Roberto C. de Menezes
Agente de Trânsito - SMTT
São Cristóvão/SE

domingo, 14 de novembro de 2010

Em resposta aos Acidentes de Trânsito ocorridos em São Cristóvão

Cassio

Fico estarrecido com fatos dessa natureza e realmente os responsáveis pela gestão do trânsito em nosso município, precisam tomar providências para que fatos como este não tornem a acontecer. Pois, trânsito é coisa séria!
Considerando o ocorrido, podemos perceber:
1. Ausência do órgão de trânsito;
2. Necessidade de uma fiscalização mais intensa;
3. Concientização dos condutores de veículos automores quanto a necessidade do uso de equipamentos de segurança, a exemplo do capacete;
4. Os condutores precisam ter e aplicar nas diversas circunstâncias, noções de direção defensiva, pois no trânsito, estamos a todo instante interagindo com um sistema de circulação bastante complexo,o que requer maior atenção por parte dos usuários da via. E lembrando que estamos lidando com vidas, desse modo, é salutar preservá-la já que só temos uma.
4. É comum percebermos em nosso município, as pessoas transitando no meio das ruas, disputando espaço com os automóveis, o que aumenta consideravelmente a possibilidade de acidentes;
5. É preciso que a SMTT desenvolva ações educativas de forma continuada para ajudar a minimizar esses problemas;
6. É preciso também acabar com a impunidade para que tenhamos um sistema de trânsito mais saudável, oferecendo à toda população melhor qualidade de vida.
Portanto, a população tem um papel importantíssimo na transformação da sociedade, o qual na literatura chamamos de controle social. Então, os cidadãos precisam exercer esse direito, fiscalizando os gastos públicos e cobrando dos órgãos uma ação mais eficiente e eficaz. Afinal de contas, "todos" (os governantes) para chegar ao poder incorporam o discurso da cidade maravilhosa (vou fazer isso... vou fazer aquilo...) e depois esquecem das promessas. É bom pensar nisso! Vamos cobrar dos gestores, que estão ou deveriam estar à frente dos órgãos públicos com o dever e a responsabilidade de fazer uma boa administração; dos vereadores que elaboram as leis e muitas das vezes não as cumprem, respeitando aqui as raríssimas excessões; do prefeito que tem o papel de executar as leis através dos seus secretários; dos servidores públicos, os quais devem atender bem os usuários do sistema... mas não esqueçamos do poder judiciários que, cá para nós, no nosso município este tem demonstrado competência e seriedade na fiscalização da coisa pública. Por fim, a imprensa é também uma excelente ferramenta de combate ao erro, de demonstração dos casos que deram certo e, sobretudo, de publicidade dos diversos acontecimentos. Vamos lançar mãos no nosso direito, enquanto cidadãos que prezam por uma sociedade melhor, sem abdicar os nossos deveres e fazendo valer a lei.

Fraternalmente,


Cássio Roberto C. de Menezes
LATTES: http://lattes.cnpq.br/8605783635161814
Coordena o projeto de pesquisa intitulado "Evolução das Infrações de Trânsito..." aprovação e registro no CEP/UNIT, nº 010710. Participa do Curso de Docência e Tutoria em EAD na UNIT. Cursou com aproveitamento a disciplina isolada - Teoria das Instituições, no Mestrado de Sociologia/UFS. É Especialista em Gestão Urbana e Planejamento Municipal pela Universidade Federal de Sergipe (2010) e possui Graduação em Administração pela Universidade Tiradentes (2008). Tem experiência na área de Administração, Educação e Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Urbano, Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, Melhoria no Ensino, Educação a Distância no Brasil, Inovação e Empregabilidade.

Colunista do "Coisas de São Cristóvão"

O mais novo colaborador do "Coisas de São Cristovão".


O mais novo Colunista do "Coisas de São Cristóvão",Cássio da renovação,que vai colaborar com seus textos.